Através dos pequenos Deus manifesta ao mundo seu poder salvador

22/12/2012 11:16

 

Planaltina dia 23 de dezembro de 2012

IV DOMINGO DO ADVENTO

Leituras: Mq 5, 1-4/ Sl 79 (80)/ Hb 10, 5-10

Evangelho: Lc 1, 39-45

 

 

Através dos pequenos Deus manifesta ao mundo seu poder salvador

 

 

            É próprio do humano orientar-se pela lógica de querer estar mais perto de quem é grande, de quem tem poder econômico, político, que goza de boa aparência e influências. Esta é uma lógica totalmente contrária ao modo de Deus atuar na história. Para manifestar ao mundo sua salvação Deus tem sempre uma predileção pelos pequenos. Pois os que são considerados pequenos diante do mundo são os que possuem a grandeza de coração suficiente para acolher Jesus Cristo.

            Como a pequena cidade de Belém “pequenina entre os mil povoados de Judá” (Mq 5, 1), mas logrou a Israel o Salvador. Maria é esta Belém concretizada numa pessoa. Pequena entre as mulheres, grande aos olhos de Deus. Ninguém como Maria viveu de modo tão intenso o mistério do natal do Senhor. Ela é a primeira a ver realizar-se as promessas ‘outrora feitas aos nossos pais’ de que o Senhor viria salvar o seu povo, viria tirá-lo do abandono.

            Com o natal do Senhor a humanidade não está mais abandonada à sua própria sorte. Pois ao assumir um corpo humano, Jesus assumiu nossa humanidade para redimi-la à partir de dentro. Com seu nascimento rompeu-se o véu de escuridão que pairava sobre a humanidade. E uma vez humanizado no seio de Maria, Jesus abre para a humanidade o caminho da divinização.

            O primeiro passo para esse grande acontecimento foi o anúncio do anjo Gabriel a uma virgem chamada Maria, de Nazaré. Por que o Senhor não escolheu uma rainha entre tantas que haviam no seu tempo? Mulheres que gozavam de influência e importância diante do mundo? Porque o Senhor manifesta ao mundo sua salvação através dos pequenos.

            Daqui aprendemos uma grande lição para os nossos tempos. Estamos diante de uma humanidade sedenta de sinais miraculosos, de manifestações grandiosas. Uma humanidade que se deixa guiar pelas opiniões midiáticas como se fosse uma criança pequena e inocente. Cuidado! Certamente Deus está realizando grandes maravilhas em nossos dias, porém elas não estão estampadas nas capas de jornais e revistas, nem são manchetes nas TVs.

            Ainda hoje o Senhor continua atuando no espaço da generosidade nos corações dos pequenos. Mas é preciso ter os olhos da fé para ver Jesus Cristo que passa em nosso meio realizando maravilhas na vida de tantas pessoas totalmente desapegadas de si que fazem de sua vida uma doação total aos outros por amor ao Senhor. Jesus Cristo realiza maravilhas em nosso meio na vida daqueles que são massacrados pelo o mundo devido a sua fidelidade à verdade. A (o) jovem casta que é ultrajada pelos colegas; o pecador que se converteu e agora sofre o escárnio dos que antes o acompanhavam; o político honesto que sofre a pressão dos seus pares para se corromper; o pai e a mãe de família que madrugam para o trabalho para sustentar os seus, e ainda encontram tempo para Deus; o pobre que tira do pouco que tem para ajudar a Igreja em sua missão, ou para ajudar outro tão pobre quanto ele; os que lutam silenciosamente para vencer a injustiça presente no mundo.

            Assim sendo, abra os vossos olhos, pois a luz de Cristo continua a brilhar em nosso meio. Porém, ela não traz sucesso midiático. É no silêncio e na fidelidade de corações generosos que o Reino se faz presente em nosso meio. Que Maria a pequena entre os pequenos nos traga sempre de novo o Cristo. Do mesmo modo que o levastes a Izabel enchendo-a de alegria e da graça do Espírito Santo.

 

 

Pe. Hélio Cordeiro dos Santos.


Crie um site grátis Webnode