“Porque o Filho do homem não veio ser servido, mas para dar a sua vida como resgate para muitos” (Mc 10, 45)
Planaltina, 21 de outubro de 2012
XXIX DOMINGO DO TEMPO CUMUM
Leituras: Is 53, 10-11/32(33)/Hb 4, 14-16
Evangelho: Mc 10, 35-45 ou 42-45
“Porque o Filho do homem não veio ser servido, mas para dar a sua vida como resgate para muitos” (Mc 10, 45)
A história da salvação é a mais bela história de resgate que conhecemos. Pelo mistério da encarnação, morte e ressurreição de seu Filho Jesus Cristo Deus Pai resgatou o ser humano da mais profunda indigência. Este é o projeto primordial de Deus para cada ser humano – regatá-lo do pecado e da morte para conduzi-lo à vida eterna.
Quem precisa ser resgatado é aquele que já está numa situação que por si mesmo não é mais capaz de sair de uma realidade de escravidão e nem pode oferecer absolutamente nada por seu resgate. Esta é a situação de todos nós quando fomos alcançados por Jesus Cristo. De modo que toda gratidão que externarmos a Deus por nossa salvação não é quase nada diante da grandeza do amor que Ele nos oferece em Jesus Cristo.
O que diria um prisioneiro que sem merecimento algum de sua parte, vê alguém pagar sua fiança e ainda oferecer uma vida muito melhor daquele que ele levava antes? Esta é a condição do homem diante do mistério de sua salvação. Por isso o cristão maduro na fé está sempre ao dispor do seu Senhor para O servir de todo o coração (cf. Oração da coleta), pois reconhece o tamanho da miséria da qual foi tirado gratuitamente.
Este mesmo resgate é oferecido, de modo sempre atual, a cada pecador em nossos dias “porque o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos” (Mc 10, 45). Jesus Cristo não nos serve coisas, posições sociais, sucesso, aplausos, Ele nos entrega sua própria vida como resgate.
Esse é o valor que você tem, o valor da vida do Filho de Deus é o seu preço. Daí exigência que você cristão redescubra o valor de sua dignidade e se entregue de coração Àquele que te resgatou. Se Ele para te resgatar lhe entregou totalmente, faça o mesmo, entregue sua vida totalmente a Ele. Ou vai ficar com mesquinharia querendo reservar para si alguma parte. Ser cristão é vida por vida.
Portanto, redenção é total. O resgate do Senhor é para a pessoa inteira é para todas as dimensões da sua vida, pois “meu servo o justo, fará justos inúmeros homens, carregando sobre si as suas culpas” (Is 53, 11). Temos que aprender com Jesus Cristo que a vida só tem sentido quando se torna doação. Às vezes estamos acostumados a dar as pessoas coisas, enquanto deviríamos apresentar-lhe a nossa vida.
Pe. Hélio Cordeiro dos Santos